Sobre o curso

SOBRE A UFMG

Fundada em 1927, a UFMG é hoje uma das mais tradicionais e reconhecidas universidades do país destacando-se na área de pesquisa e pós-graduação. Possui 49 cursos de graduação, 77 de Especialização, 65 de Mestrado e 56 de Doutorado, todos com ótima classificação, totalizando mais de 23.000 alunos de graduação e 10.000 de pós-graduação.

SOBRE A ESCOLA DE ARQUITETURA

Fundada em 1930, foi a primeira Escola do Brasil a se constituir de maneira independente sem vincular-se a uma Escola Politécnica ou de Belas Artes. Tem como objetivos o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão em Arquitetura, Design, Urbanismo e todas as áreas relacionadas à concepção e realização do Ambiente Construído, prestando também o atendimento à comunidade e serviços de consultoria nessas áreas.

SOBRE O DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DO DESIGN, ARQUITETURA E DO URBANISMO – TAU

O Departamento de Tecnologia da Escola de Arquitetura da UFMG -TAU foi criado no ano de 1992, visando o desenvolvimento da pesquisa e ensino na área da tecnologia do ambiente construído. Sob sua coordenação, estão três laboratórios: o Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Construção Civil – LPT, o Laboratório de Conforto Térmico e Iluminação Natural – LABCON e o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design, e Engenharia – LADE.

SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

O Curso de Especialização em Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Tecnologias Construtivas Sustentáveis veio responder a uma demanda que profissionais, empresas e associações de classe vinham fazendo ao TAU, visando a formação de especialistas capazes de apresentar soluções sustentáveis efetivas para produtos, edifícios e ambientes urbanos e construídos em suas várias dimensões. O curso tem como objetivos mais específicos:

  • aprofundar os estudos sobre a abordagem do desenvolvimento sustentável aplicada ao ambiente construído, em suas diferentes escalas;
  • atualizar os conhecimentos sobre as soluções técnicas e tecnológicas disponíveis e adequadas à resolução dos problemas ambientais no ambiente construído;
  • incentivar a inovação quanto à utilização da matéria-prima e dos sistemas tecnológicos;
  • estimular a proposição de novos conceitos formais e construtivos baseados nas referências de sustentabilidade.

Professores

Os professores do curso atuam na área da Sustentabilidade em todas as dimensões do Ambiente Construído, entendendo a sua complexidade e com capacidade de análise crítica em relação aos processos correntes e possibilidades de propor inovações.

A busca pela introdução da abordagem do desenvolvimento sustentável no ambiente construído implica numa atuação multidisciplinar, envolvendo as áreas de arquitetura (tecnologia da arquitetura e conforto ambiental), urbanismo (planejamento urbano, paisagem e entorno natural e geográfico, recursos hídricos etc.), engenharia (tecnologia de processos e dos materiais, sistemas construtivos), design (desenvolvimento de componentes eficientes e adequados aos usuários, ecodesign) e gestão de projetos (gestão de projetos em sustentabilidade, gestão sustentável de obras, gestão de recursos hídrico e gestão de pós-ocupação).

Seus professores são renomados e reconhecidos nacional e internacionalmente pelos resultados de suas pesquisas e consultorias.

Eles participam ativamente do Ensino da Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.

Estrutura do Curso

O curso de especialização é estruturado em três Eixos Principais contendo as disciplinas do corpo curricular principal e um Eixo Secundário, contendo disciplinas extras que objetivam a complementação curricular e apresentação de seminários internos.

Além dos seminários internos o curso apresenta também um Seminário Anual, aberto a todo público.

Procedimentos
do Curso

Conforto Ambiental e Eficiência Energética
Sustentabilidade e Tecnologia Aplicada ao Ambiente Construído
Complementares e Seminários

A grade curricular é constituída de quarenta disciplinas principais e nove disciplinas complementares e seminários internos, totalizando quarenta e nove disciplinas. Cada Eixo também é estruturado por Módulos, sendo que cada Módulo organiza as disciplinas relacionadas.

Disciplinas do Eixo 01

PROCEDIMENTOS DO CURSO

Disciplinas que apresentam as bases metodológicas das diversas áreas que compõem o escopo do curso, com o foco na pesquisa científica/tecnológica, suas formas de comunicação e divulgação, orientando a prática do projeto de conclusão de curso.

Professora: Maria Luiza Castro
Carga horária: 15h
Crédito:1

Ementa: Conhecimento científico: abordagens, modalidades de pesquisa estratégias e métodos. Técnicas de pesquisa; fontes, coleta dos dados, seu tratamento para interpretação dos resultados e conclusões.

Professora: Maria Luiza Castro
Carga horária: 15h
Crédito:1

Ementa: Procedimentos e regulamentos para a produção do trabalho de conclusão tendo como entrega uma monografia sobre um ponto particular de uma ciência ou mesmo assuntos relacionados ao conteúdo apresentado no curso. O objetivo é obter um trabalho acadêmico que apresenta resultado de investigação científica e hipótese de pesquisa, previamente, definida

Professora: Leonardo de Oliveira Gomes
Carga horária: 15h
Crédito:1

Ementa: Procedimentos e regulamentos para a produção do trabalho de conclusão tendo como entrega um relatório técnico que represente uma prática orientada de aplicação dos conhecimentos e conteúdos apresentados no curso. O objetivo é obter um trabalho acadêmico que apresenta resultado de uma experimentação de desenvolvimento de projeto integrado a partir de investigação científica e hipótese de pesquisa, previamente, definida

Professora: Karla Abrão, Eduardo Cabaleiro e Leonardo de Oliveira Gomes
Carga horária: 45h
Crédito:3

Ementa: Proposta de desenvolvimento de ambiente construído, orientada pelo tripé Tecnologia Construtiva – Conforto – Gerenciamento de Projeto, através da análise crítica de um projeto de mundo real apresentado, propiciando a intervenção, reformulação, remodelamento e planejamento com aplicação do conteúdo ministrado no curso. A disciplina será ministrada por três professores e os alunos trabalharão em grupo, simulando o desenvolvimento integrado para solução de problemas de forma sistêmica e integrada

DISCIPLNAS DO EIXO 2

CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Disciplinas que apresentam as bases conceituais e metodológicas dos diversos assuntos que compõem as abordagens sobre conforto ambiental, eficiência energética, certificações, etiquetagens e normas relacionadas, de forma conceitual e prática.

MÓDULO 2.1 – CONFORTO AMBIENTAL

Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária:15h
Crédito:1

Ementa: Abordagens sobre os condicionantes climáticos que afetam o desempenho térmico de edificações a partir de análises de bases de dados climáticos, aplicando métodos para a ventilação natural, noções de geometria da insolação etc.

Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária: 15h
Crédito:1

Ementa: Sistemas de Condicionamento de Ar, abordando a tipologia, formas de uso, eficiência energética e eficiência para as soluções desenvolvidas. Apresentação dos conceitos básicos sobre conforto em ambientes construídos no tocante à qualidade do ar, variáveis climáticas, humanas e arquitetônicas, calor sensível, calor latente, carga térmica, soluções de menor impacto.

Professor: Victor Mourthé Valadares
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresenta os fundamentos da acústica urbana e arquitetônica para diferentes tipologias, abordando questões relativas às exigências humanas e funcionais, unidades e grandezas acústicas, à caracterização das diferentes fontes de ruído, poluição e paisagem sonora, normas técnicas, medição e dimensionamento e avaliação do desempenho.

Professora: Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Estudos da integração dos sistemas artificiais de iluminação com a iluminação natural como forma de contribuir para a eficiência energética em novos empreendimentos residenciais e comerciais. Apresentação de cálculos para norma de desempenho, análise de eficiência energética, sistemas de controle, tipos de iluminação etc.

MÓDULO 2.2 – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Professora: Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: O impacto de tecnologias disruptivas (geração distribuída, armazenagem de energia e internet das coisas) em um modelo de negócio consolidado. O balanço energético mundial e a inevitável transição para uma matriz energética renovável. A viabilidade econômica das fontes renováveis

Apresentação da tecnologia fotovoltaica integrada às edificações e o aproveitamento da energia através de cálculos de dimensionamento, estudos de caso e aplicações práticas.
Tecnologias relacionadas ao uso de fonte solar para geração de energia e aquecimento. Abordagens como fontes de energia renováveis e não-renováveis, normas e regulamentações. Apresentação equipamentos como coletores, reservatórios, distribuição e controle. Aplicações práticas

Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Introdução à avaliação de eficiência energética e desempenho térmico de edificações por Simulação Computacional. Simulação computacional no software Energy Plus e Open Studio. Eficiência energética e de desempenho térmico nas edificações: análise e dimensionamento de componentes através da simulação termo energéticas de nível básico.

MÓDULO 2.3 – CERTIFICAÇÕES, ETIQUETAGENS E NORMAS

Professora: Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresentação das certificações ambientais credenciadas e aplicáveis no Brasil com indicação e comparação dos requisitos e procedimentos exigidos pelos orgãos certificadores. Aplicação prática por meio de estudo de caso.

Professora: Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Sistemas de Avaliação e Certificação de Sustentabilidade Ambiental para o Ambiente Construído: o processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental). Princípios, tipologias, processo e fases de avaliação do empreendimento. Requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). Níveis de desempenho para classificação da certificação.

Professora: Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Sistemas de Avaliação e Certificação de Sustentabilidade Ambiental para o Ambiente Construído: certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – GBCB (Green Building Counsil Brasil). Princípios, processo de avaliação e tipologias de empreendimentos. Dimensões de sustentabilidade avaliadas no LEED. Pré-requisitos, sistema de pontuação e nível de classificação da certificação.

Professora: Professor convidado
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Aborda os regulamentos RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos) e RTQ-R (Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Residências). Apresenta a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) que classifica o nível de eficiência energética de edificações residenciais ou comerciais.

Professora: Professor convidado
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresenta os programas de etiquetagem e suas aplicações em edificações comerciais. Contextualização da Etiquetagem e Eficiência Energética, Análise da Envoltória, do Sistema de iluminação, do Sistema de Condicionamento de Ar, classificação do edifício, Etiqueta Geral, Bonificações etc. Com práticas de cálculo das Etiquetas com o uso da ferramenta Webprescritivo, exemplos de edifícios já etiquetados e exercícios de aplicação prática

Professora: Professor convidado
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Consumo energético de edifícios residenciais. Unidade Habitacional, edifícios multifamiliares, áreas de uso comum. Análise global, requisitos e pré-requisitos, análise de envoltória para verão e inverno, aquecimento de água, bonificações, classificação do edifício; exercício de aplicação prática.

Professores: Eleonora Sad de Assis e Victor Mourthé Valadares
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Tecnologias aplicadas nas metodologias de avaliação. Diagnóstico para análise de desempenho e avaliação pós-ocupação. Capacitação para utilização de ferramentas analíticas e melhoria do ambiente construído e das edificações. Aplicação dos preceitos da norma de desempenho para análise acústica de ambientes. Exemplos práticos.

DISCIPLINAS DO EIXO 3

SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA APLICADA AO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Disciplinas que apresentam as bases conceituais e metodológicas dos diversos assuntos que compõem as abordagens sobre sustentabilidade e tecnologia aplicada ao ambiente construído, habitação, cidades e gestão aplicada, de forma conceitual e prática

MÓDULO 3.1 – SUSTENTABILIDADE

Professoras: Eleonora Sad de Assis e Grace Cristina R. Gutierrez
Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Apresentar, a partir de análises dos problemas e das atuais abordagens, atuais as inter-relações entre os princípios sustentáveis e o ambiente construído, discutindo cenário histórico dos acordos e regulamentações sobre meio ambiente e o necessário diálogo interdisciplinar sobre a qualidade do ambiente construído.

Professora: Cynara Fieldler Bremer Lattes
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresenta o concreto verde, os novos concretos como materiais sustentáveis, indicando a durabilidade das estruturas de concreto, os reaproveitamentos de resíduos industriais, as adições e formas de obtenção, tipos e propriedades. Indica tipos e aplicações para os concretos sustentáveis, sua viabilidade técnica para o ambiente construído, também abordando as exigências de análise crítica para os projetos de edificações.

Professor: Marco Antônio Rezende
Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Noções básicas de construção em arquitetura de terra por meio de atividades práticas de construção utilizando este material.
Rompendo a dicotomia usual entre teoria e prática esta disciplina propõe o conhecimento a partir da prática de exercícios de sensibilização como o Teste Carazas e outros, e a construção de paredes de pau-a-pique, taipa de pilão e adobe.

Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Origens da cidade verde. A arquitetura da paisagem urbana e regional, suas linhas projetuais contemporâneas e o urbanismo ecológico (ecologia da paisagem, ecogênese, dentre outras). Apresenta a cidade como ecossistema, analisando seu sentido ampliado para área metropolitana, sob visão ecológica, e de um ecossistema incompleto e heterotrófico, dependente de áreas externas para obtenção de energia, alimentos, água e outros materiais. Aborda a necessidade de lidar com entrada de materiais para a sustentação da vida, para funcionamento como sistema urbano e consequentemente com saídas de resíduos e emissões. Com isso propicia observações sobre os impactos causados nas localizações das cidades e em todo seu grande entorno, nos quais as temperaturas, comportamento dos ventos, as chuvas, a qualidade dos solos etc., são alterados e comprometidos.

Professora: Andréa Franco Pereira
Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Origens da cidade verde. A arquitetura da paisagem urbana e regional, suas linhas projetuais contemporâneas e o urbanismo ecológico (ecologia da paisagem, ecogênese, dentre outras). Apresenta a cidade como ecossistema, analisando seu sentido ampliado para área metropolitana, sob visão ecológica, e de um ecossistema incompleto e heterotrófico, dependente de áreas externas para obtenção de energia, alimentos, água e outros materiais. Aborda a necessidade de lidar com entrada de materiais para a sustentação da vida, para funcionamento como sistema urbano e consequentemente com saídas de resíduos e emissões. Com isso propicia observações sobre os impactos causados nas localizações das cidades e em todo seu grande entorno, nos quais as temperaturas, comportamento dos ventos, as chuvas, a qualidade dos solos etc., são alterados e comprometidos.

Professora: Glaucia Nolasco
Carga horária: 45h
Crédito: 3

Ementa: Estratégias de projeto para paisagens resilientes: Soluções baseadas na Natureza SbN, serviços ecossistêmicos, ecologia da paisagem, qualidade de vida e bem-estar humano, relação entre o ambiente construído e os serviços ecossistêmicos, processos ecológicos, escalas dos territórios e interações heterogênicas, ganhos socioambientais no ambiente construído pelas SbN

Professora: Cynara Fieldler Bremer
Carga horária: 45h
Crédito: 3

Ementa: Concepção estrutural e pré-dimensionamentos; Edificações e Sustentabilidade; Análise do Ciclo de Vida Energético das Edificações; Cálculo da Energia Embutida como Indicador Ambiental Desenvolver o senso crítico no aluno com relação ao real sentido da palavra sustentabilidade; identificar os preceitos da sustentabilidade nas etapas de projeto, construção, uso e demolição; Usar como indicador de sustentabilidade o cálculo da energia incorporada.

MÓDULO 3.2 – TECNOLOGIA

Professor: Professor convidado
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Aperfeiçoamento dos Sistemas de gestão; Otimização de processos construtivos e redução de desperdício; Inovações recentes, aplicabilidade e ganhos em desempenho e sustentabilidade. Apropriação tecnológica e tecnologias construtivas não convencionais. A Quarta Revolução Industrial, seu histórico, impulsionadores, tendências e pontos de Inflexão. Impactos na economia e negócios nos cenários nacional e global. Impacto no comportamento da sociedade do indivíduo e quais caminhos a seguir. A mudança profunda: setores mais atingidos.

Professores: Renata Baracho e José Rubens
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresenta as Smarts Cities, discutindo tecnologias como sistemas interligados de computação gráfica e banco de dados, representação da informação, ontologia, recuperação da informação, redes massivas de sensores, Internet das Coisas – IoT e visualização de dados, BIM – Building Information Modeling, modelagem e gestão da informação, análise de dados, big-data, data driven etc. Aborda Sistemas de informação capazes de integrar diferentes dados e, por meio da análise e visualização prover informação para melhorar a utilização e qualidade dos espaços. Utilização e aplicação prática de software de Smart City/Smart Building Desenvolvimento de projeto em sistemas utilizando base de dados abertas – OpenData

Professora: Glaucinei Corrêa Lattes
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Estudo dos principais materiais e processos de transformação, incluindo novos materiais e novas tecnologias de obtenção. Análise dos principais sistemas e processos de fabricação em Design de Produto.

Professor: Cynara Fieldler Bremer
Carga horária: 15h
Crédito 1

Ementa: Apresentação de produtos e sistemas sustentáveis disponíveis para a construção de ambientes. Aperfeiçoamento dos sistemas de gestão, otimização de processos construtivos e redução de desperdício. Inovações e mudanças disruptiva nas práticas construtivas com aplicabilidade e ganhos em desempenho e sustentabilidade. Apropriação tecnológica e tecnologias construtivas não convencionais.

Professor: Cláudio Hara
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Apresenta a integração entre o edifício, tecnologias de controle e assistência e sistemas de energia. Esses sistemas incluem a automação de edifícios no tocante segurança de vida, telecomunicações, sistemas do usuário e sistemas de gerenciamento de instalações. Os edifícios inteligentes fornecem informações acionáveis de forma que possibilite o gerenciamento e o controle do espaço. Aborta a introdução à automação de edifícios residenciais, e desenvolvimento dos Sistemas de Automação. Estudo de Caso.

Professor: Paulo Gustavo Von Kruger Lattes
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio e explosões. Programas de proteção contra incêndio. Equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio. iluminação de emergência, portas corta-fogo, escada de emergência. Sistema de detecção e alarme. Plano de Abandono. Estudo de caso.

Professora: Cynara Fieldler Bremer
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Tecnologias aplicadas nas metodologias de análise desempenho de edificações. Gestão de processo em atividades e capacitação para utilização de ferramentas analíticas e melhoria do ambiente construído e das edificações.

Professor: Marco Antônio Rezende
Carga horária: 30h
Crédito: 2

Ementa: Este curso busca apresentar aos alunos as principais técnicas construtivas utilizando a terra como material construtivo, sobretudo as utilizadas no Brasil. É estruturado de forma a apresentar de maneira prática as técnicas, seus principais problemas de execução e vantagens.

MÓDULO 3.3 – CIDADE

Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Bioclimatologia aplicada às cidades. Clima e urbanismo bioclimático. Relação entre mudanças climáticas e urbanização, o clima urbano e a nova agenda para as cidades. Apresentação de métodos e ferramentas para o urbanismo novo ou bioclimático com a experiência da rede de cidades sustentáveis. Aborda os assentamentos construtivos urbanos, discussão teórica sobre a sustentabilidade urbana a partir da análise dos preceitos sobre forma/morfologia urbana e minimização dos impactos ambientais, redução do consumo de energia e mitigação do processo de aquecimento global.

Professora: Cynara Fieldler Bremer
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Estudos sobre desenvolvimento sustentável e noção de paisagem do ponto de vista analítico e reflexivo nas relações arquitetônicas e territoriais e suas implicações no uso e ocupação do solo urbano público ou privado, sob a ótica da conservação urbana.

Professoras: Eleonora Sad de Assis e Sofia Araújo Lima Bessa
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305). Abordagem do potencial da cadeia produtiva da construção civil como destino de resíduos industriais e agroindustriais, bem como o manejo dos resíduos gerados no processo construtivo: resíduos industriais e práticas tradicionais de manejo, legislação ambiental, principais setores industriais geradores. Aplicação e desempenho de materiais de construção produzidos com resíduos. Práticas usuais de manejo, destinação e reciclagem de resíduo de construção e demolição.

Professora: Paula Gonçalves de Souza
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Planejamento de Transportes nas cidades; Mobilidade Urbana. Soluções Sustentáveis voltadas à mobilidade urbana. Exemplos práticos. Introdução ao Uso do Solo e Transporte. Planejamento de Transporte como instrumento de organização do espaço urbano. “Traffic Calming”.

Professora: Cynara Fieldler Bremer
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Conceitos de reuso da água, tendência de reuso da água no Brasil e no mundo. Saúde pública, critérios e padrões de qualidade da água. Legislação brasileira sobre o reuso de água. Tecnologia do reuso da água. Sistemas de reuso de água para indústria, comércio, espaços públicos e residências. Benefícios e limitações dos sistemas de reuso de água. Pré-dimensionamento de um sistema residencial para reuso de água de chuva.

Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária: 15h
Crédito: 1

Ementa: Estudo e prática de modelagem a partir de estudo de casos, apresentando e gerando modelos para microclimas urbanos, gerando modelos micro meteorológicos bidimensionais e tridimensionais utilizando os softwares Solène Microclimat© e ENVI-Met©.

DISCIPLINAS DO EIXO 4

COMPLEMENTARES E SEMINÁRIOS

Disciplinas que apresentam diversos temas e soluções que compõem abordagens adicionais ao conteúdo apresentado no curso, de forma conceitual e prática.

Professor: Fernando José da Silva
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Compreensão das características estruturais básicas da barra de bambu. Composição de barras. Restrições de uso em sistemas horizontais e verticais de aplicação. Método de análise estrutural por meio de programas computacionais para conceitos básicos de equilíbrio. Apresentação de resultados de testes de compressão e flexão em flambagem. Processo de apropriação da tecnologia em desenvolvimento econômico e social, com aspectos arquitetônicos viáveis.
Professor: Paulo Gustavo Von Kruger
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Esforços presentes nas estruturas Tensegrity. Tensegridade e organização espacial. Exemplos clássicos. Construção de modelos.
Professora: Eleonora Sad de Assis
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Ciclo da água em ambiente urbanizado; efeitos da vegetação no aquecimento local; espécies adequadas para áreas urbanas; implantação da arborização urbana; análise de casos e visitas técnicas.
Professor: Marcelo Silva Pinto
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Aplicação dos métodos e ferramentas para concepção em building design em um projeto rápido. Utilização de métodos rápidos de concepção e prototipagem para elaboração de um conceito e representação. A proposta é de praticar as ferramentas e técnicas apresentados na disciplina Métodos e Ferramentas para Building Design e Sustentabilidade para definir um conceito e materializar a ideia ao término da disciplina.
Professores: Leonardo de Oliveira Gomes e Marcelo Silva Pinto
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Aborda a necessidade do desenvolvimento integrado dos veículos urbanos frente às inovações e mudanças do ambiente urbano, analisando o crescimento da demanda de lugares, a acessibilidade, os cuidados com o conforto e segurança dos usuários, as mudanças das matrizes energéticas e aplicação das novas tecnologias de criação e uso dos futuros veículos de transporte.
Professor: Victor Mourthé Valadares
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Motivação, conteúdo e abordagens em psicologia ambiental e relação com avaliação de pós-ocupação; Natureza e a Natureza Humana: valores a atitudes, avaliação ambiental, efeitos restaurativos da natureza; paisagens naturais como lugares; Percepção ambiental e cognição; Teorias da relação comportamento-ambiente; Mudança do comportamento para salvar o meio-ambiente; do ambiente físico-espacial ao desenvolvimento sustentável.
Professor: Glaucinei Corrêa
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Aborda questões de participação social em processos decisórios e institucionais, como o estabelecimento de parcerias com o poder público e o terceiro setor, que estão transformando fortemente o ambiente profissional e de trabalho
Professor: Eduardo Cabaleiro
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Apresenta as principais patologias da construção civil, apresentando a importância de sua prevenção, remediação e manutenção, bem como identificando os principais causadores de tais patologias, sendo eles: erros de projeto, falta de informação ou dados técnicos corretos; defeitos ou baixa qualidade dos materiais, falhas de execução, falta de treinamento etc.
Identifica as manifestações como fissuras e rachaduras causadas pelo recalque da fundação, deterioração do concreto, manchas causadas pelas infiltrações e eflorescência, entre outros.
Professores e convidados externos
Carga horária: 15h
Crédito: 1
Ementa: Reunindo profissionais e pesquisadores dos diversos temas relativos à sustentabilidade nas cidades, edificações e produtos, constituirão momento de debate e reflexão sobre o campo. Serão oferecidos anualmente tendo os seus temas definidos pela Comissão Coordenadora, a partir da demanda dos professores e alunos do curso, e em articulação com a Pós-Graduação Stritu Sensu

PRÉ-MATRÍCULA

POR QUE FAZER SUA PRÉ-MATRÍCULA?

As matrículas oficiais para o curso de especialização acontecem duas vezes durante o ano, a partir da publicação de EDITAIS que definem as datas de início e fim do período de matrículas. A divulgação das datas desses períodos acontece regularmente nos sites oficiais do curso, bem como em suas redes sociais.

Os interessados precisam ficar atentos para não perder essas datas.
Uma forma segura de fazer isso e não perder essas datas é realizar sua Pré-matrícula, reservando provisoriamente a sua vaga em uma das duas turma que iniciam ao longo do ano.

Sua pré-matrícula também garante o recebimento direto das informações sobre os EDITAIS e sobre os procedimentos da matrícula oficial. E assim que os EDITAIS são publicados, os pré-matriculados serão orientados como se matricularem oficialmente pela página da FUNDEP.
Importante: não existe nenhuma taxa ou necessidade de cadastramento de cartão de crédito para se efetuar sua pré-matrícula.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ESPECIAIS

Os pré-matriculados também poderão participar de alguns eventos que acontecem no curso, como aulas magnas, seminários internos juntamente com os alunos e a participação no Seminário Anual. Eles serão nossos convidados especiais e terão uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o seu futuro curso.

INFORMAÇÕES

FUNCIONAMENTO

As aulas serão quinzenais, ministradas nas dependências da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG de forma alternada nos finais de semana (um final de semana com aula, outro sem aula).

Acontecem no formato PRESENCIAL nos horários de sextas-feiras, de 18h30 a 22h50 e aos sábados pela manhã, das 8h15 às 12h45 horas e à tarde, das 13h45 às 17h45.

O curso acontece em três semestres letivos, incluindo o tempo de preparação e defesa do trabalho de conclusão de curso.

As turmas iniciam nos meses de março e agosto, portanto são duas novas turma por ano. São disponibilizadas 30 vagas para cada uma delas.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições oficiais acontecem nos finais dos semestres sempre quando os EDITAIS são disponibilizados pela FUNDEP, fundação responsável pela matrícula.

As datas de início e fim do período de matrícula oficias são sempre divulgadas nos sites e redes sociais do curso.

A Pré-matrícula é a forma mais eficiente de garantir sua vaga no curso.

DOCUMENTAÇÃO

Caso se interesse em se matricular recomendamos acessar a lista de documentos necessários para a efetivação da matrícula, quando for aberto.

Você já pode organizar toda a documentação, se preparando para o envio nas datas que serão indicadas quando os EDITAIS forem disponibilizados.

INVESTIMENTO

Os valores dos cursos são atualizados sempre que os EDITAIS são disponibilizados pela FUNDEP. Mas o valor do curso pode ser dividido em 15 parcelas, sendo a primeira na matrícula e as demais todo dia 10, a partir dos meses de início das aulas.

TRABALHO FINAL

O trabalho de conclusão de curso – TCC do curso de especialização pode ser desenvolvido por meio de uma pesquisa científica com a entrega de uma monografia ou por meio de projeto aplicado com a entrega de um relatório técnico de desenvolvimento de projeto. O objetivo é propiciar ao discente a experimentação da investigação científica e hipótese de pesquisa, previamente, definida ou experimentação de desenvolvimento de projeto integrado a partir de investigação científica e hipótese de pesquisa, previamente, definida. As disciplinas iniciais do curso instrumentalizarão os discentes a partir das escolhas pessoais sobre a forma de apresentação do seu trabalho de validação do grau de especialista.

COMO CHEGAR